Fale Connosco

(+351) 21 435 21 28 (Custo de uma chamada para a rede fixa nacional)
(+351) 926 006 197 (Custo de uma chamada para a rede móvel nacional)

geral@cbesq.pt

Comunicado n.º 02/2022

Data

Com as recentes decisões do Governo acerca dos cuidados relacionados com a pandemia, a Direção do CBESQ e a Direção Técnica do CAIF decidiram rever as regras das visitas e saídas dos nossos residentes, introduzindo pequenas alterações.

A Direção apela e agradece a compreensão dos Utentes e seus familiares pela necessidade de manter um conjunto de restrições e o respeito pelas regras impostas por este Comunicado.

VISITAS AOS UTENTES – REGRAS GERAIS

1. As visitas aos Utentes em ERPI passam a ser realizadas nas salas de convívio ou nos espaços exteriores, sempre que as condições meteorológicas o permitam;
  2. As visitas continuam sujeitas a marcação prévia. O agendamento da visita (dia e hora) deve ser feito com a Responsável de Turno do CAIF, através do contacto 962024719, preferencialmente no período da tarde;
  3. As visitas podem ser realizadas todos os dias da semana entre as 15:00h e as 18:00h;
  4. A duração de cada visita não deverá exceder 30 minutos;
  5. Os visitantes não podem entrar nas instalações sem máscara e deverão mantê-la durante todo o período de permanência na Instituição;
  6. Poderão ser realizadas medições de temperatura corporal por meios não invasivos, no controlo de acesso dos visitantes às instalações;
  7. Os visitantes devem proceder à desinfeção das mãos (produto disponível no Espaço de Acolhimento);
  8. O número de visitantes está limitado à presença máxima de 2 visitantes por Utente;
  9. Caso o Utente se encontre acamado pode ser visitado no respetivo quarto, garantindo o cumprimento das regras definidas pela Direção Geral da Saúde;
  10. Todos os espaços destinados às visitas são devidamente ventilados e higienizados;
  11. Durante a visita, os visitantes não devem entregar aos Utentes quaisquer objetos pessoais, géneros alimentares ou outros produtos. Se for o caso devem ser entregues à Responsável de Turno.
  12. Os visitantes que testem positivo a COVID-19 devem informar a Autoridade de Saúde local, caso tenham efetuado visita até 48 horas antes do início dos sintomas;
  13. Os visitantes com sinais ou sintomas de COVID-19, ou que contactaram com caso suspeito/confirmado nos últimos 7 dias, não devem realizar visitas;
  14. Os visitantes devem evitar manifestações diretas de afetos (beijos, abraços, cumprimentos, etc.);
  15. Os visitantes devem manter uma distância de segurança adequada.
  16. Mantém-se a facilidade de contacto com os Utentes via telefone e vídeo chamada.

SAÍDAS DE UTENTES ACOMPANHADOS POR FAMILIARES / AMIGOS – REGRAS GERAIS

1. As saídas são sujeitas a agendamento prévio (mínimo de 24 horas de antecedência).

2. O agendamento da saída (dia e hora) deve ser feito com a Responsável de Turno do CAIF através do contacto 962024719, preferencialmente no período da tarde;

3. O(s) responsável(eis) pelo acompanhamento do Utente deve(m) adotar um comportamento socialmente responsável para com o seu familiar/amigo, cumprindo e fazendo que outras pessoas cumpram as medidas gerais de prevenção e segurança, recomendadas pela Direção Geral de Saúde durante a sua deslocação ao exterior da Instituição, designadamente:

a) a promoção do distanciamento físico relativamente a outras pessoas;

b) a etiqueta respiratória;

c) a utilização correta de máscara, e

d) a higienização frequente das mãos.

4. Os responsáveis pelo acompanhamento dos Utentes devem estar conscientes de que a não adoção destas medidas pode colocar em risco a saúde não só do seu familiar/amigo, como a saúde dos outros Utentes e colaboradores da Instituição.

O presente Comunicado poderá ser alterado a qualquer momento de acordo com a evolução de pandemia.

É responsável pela gestão do processo de visitas a Diretora Técnica do Complexo de Apoio ao Idoso e à Família, Dr.ª Rita Nascimento.

Queluz, 09 de maio de 2022

A Direção