Tal como tem sido procedimento corrente, a Direção do Centro de Bem-Estar Social de Queluz vem
dar-vos conta do ponto de situação relativo à realização dos testes à covid-19 aos nossos utentes em
ERPI.
Após terem sido testados os 62 residentes em ERPI o balanço é muito preocupante. 30 testaram
negativo e 32 testaram positivo, 2 dos quais, infelizmente, faleceram. Nada indiciava este desfecho
na medida em que a maioria dos utentes não evidenciava quaisquer sintomas.
Lamentamos profundamente por tudo o que todos estamos a passar neste momento.
Trabalhamos todos os dias para proporcionar aos nossos utentes o maior conforto, segurança e bem-
estar, com a consciência de que tudo o que fazemos é sempre o melhor que lhes podemos
proporcionar.
Na presente data os familiares responsáveis pelos nossos utentes que testaram positivo foram já
contactados e informados por um dos elementos da Equipa de Saúde da Instituição. Todos os outros
testaram negativo. Contudo, se persistir alguma dúvida, estamos disponíveis para vos esclarecer.
Perante este cenário foi inevitável adequar alguns procedimentos internos até agora implementados,
por forma a podermos retomar a “normalidade” possível dentro da Instituição.
Assim, tendo em conta o elevado número da casos positivos, procedemos à separação dos utentes
negativos e positivos por zonas, de forma a confinar quem está positivo (piso 1) e a dar mais
liberdade a quem não está (piso 2), bem como aos funcionários que dão apoio a uns e a outros.
As visitas presenciais, iniciadas no passado dia 18 de maio, entretanto suspensas, serão retomadas a
partir do próximo dia 1 de junho, para os utentes que testaram negativo, nos moldes difundidos no
Comunicado n.º 13/2020, de 13 de maio.
Também serão retomados os contactos habituais entre familiares/utentes através dos meios de
comunicação móvel da Instituição (telemóvel ou tablet), suspensos, temporariamente, desde o
passado dia 24, por aconselhamento da Equipa de Saúde da Instituição.
Os utentes que disponham de equipamentos pessoais podem continuar a utilizá-los.
Para contacto com os utentes que se encontram em isolamento, será disponibilizado, brevemente,
um novo número de contacto, quer seja para chamadas telefónicas ou para videochamadas.
Não obstante, reitero a disponibilidade de toda a equipa CBESQ para vos prestar todo o apoio de que
necessitem, aliás como sempre tem acontecido.
Por fim, quero deixar aqui uma palavra de agradecimento a todas as famílias que têm feito chegar a
esta Direção mensagens de apoio, de colaboração e de grande compreensão pelas medidas que
temos sido obrigados a tomar ao longo deste período que teima em não ter fim.
Contamos com a vossa melhor compreensão e apoio.
Vamos todos ficar bem!
Queluz, 28 de maio de 2020
Fernanda Braz