No seguimento das acusações proferidas publicamente pelo Sr. António Santos, filho de um utente a
residir na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas–ERPI do Centro de Bem-Estar Social de Queluz, vem a Direção esclarecer o seguinte:
1. Como é do conhecimento geral, a pandemia COVID-19, tem afetado mundialmente os grupos mais vulneráveis da sociedade, nomeadamente, as pessoas mais idosas.
2. Infelizmente o CBESQ, com mais de 40 anos de dedicação à causa social, 20 dos quais a prestar os seus serviços em prol dos idosos, não saiu ileso desta pandemia.
3. Na tarde de 18 de maio, o CBESQ tomou conhecimento que uma utente internada no Hospital Fernando da Fonseca tinha testado positivo para COVID-19.
4. De imediato informou as Autoridade Oficiais.
5. A Autoridade de Saúde comunicou que iriam ser testados apenas os funcionários e 3 utentes, a
utente que compartilhava o quarto com a utente internada e outros 2 utentes que, entretanto, se
apresentavam sintomáticos.
6. No dia 21 de maio foram realizados os referidos testes.
7. No dia 22 de maio foram conhecidos os resultados dos testes, tendo testado positivo 6
funcionários e os 3 utentes.
8. Nesse contexto, procedeu-se ao confinamento dos 6 funcionários e ao isolamento dos 3 utentes.
9. De forma a não propagar a doença pelos restantes funcionários e /ou utentes, a equipa de saúde
do CBESQ aconselhou que, temporariamente, a direção suspendesse as chamadas e as videochamadas entre os utentes e os seus familiares, contudo, sem comprometer o dever de
informar as famílias sobre o estado de cada utente.
10. Uma das principais preocupações do CBESQ sempre foi a promoção do contacto entre os
utentes e os seus familiares. Aliás, foi uma das primeiras instituições a impulsionar a videochamada entre os utentes e as suas famílias.
11. Como é conhecido publicamente, através de reportagem transmitida por canal televisivo e
comunicado aos familiares dos utentes, o CBESQ tomou todas as medidas para providenciar as
visitas presenciais assim que foram permitidas, a partir do dia 18 de maio. De referir que, ainda antes desta data, a Instituição proporcionou aos familiares e utentes visitas presenciais, em moldes diferentes dos habituais, tendo a Família e o Utente António Santos, beneficiado desse contacto presencial.
12. No seguimento dos 9 casos positivos o CBESQ informou, uma vez mais, as Autoridades Oficiais.
13. A Autoridade de Saúde comunicou que iriam ser testados os restantes utentes que se encontravam em ERPI.
14. No dia 26 de maio foram realizados esses testes.
15. Nos dias 27 e 28 de maio foram conhecidos os resultados dos testes, tendo testado positivo
mais 26 utentes, totalizando 32 utentes positivos.
16. Infelizmente, ocorrerem até ao dia de hoje, 30 de maio, três óbitos de utentes que se encontravam hospitalizados. Cumprindo as orientações emanadas das Autoridades de Saúde e da Segurança Social, foram imediatamente informadas estas Autoridades bem como a Câmara Municipal de Sintra desse facto.
17. Embora se tenha assistido a um elevado número de ausência de funcionários, 6 por COVID-19,
5 por baixa médica 2 por assistência a menores de 12 anos, os restantes funcionários asseguram sempre o pleno funcionamento da instituição, pelo que, em momento algum, os utentes se viram privados dos seus cuidados médicos, de higiene e de alimentação.
18. Após conhecermos os resultados dos testes feitos às nossas colaboradoras no dia 22 de maio e
constatando a redução do número de recursos humanos, articulámos imediatamente com a Segurança Social, o Município de Sintra, a Delegada de Saúde e a Cruz Vermelha Portuguesa, no sentido de reforçarmos as equipas de trabalho.
19. Apenas no dia 29 de maio começámos a receber voluntários para as mais diversas funções. Infelizmente não depende de nós a vinda de todos os recursos que solicitámos no imediato, pois todos os voluntários passam por todo um processo de recrutamento e testes à COVID-19.
20. O CBESQ sempre se pautou por prestar tratamentos de qualidade aos seus utentes não permitindo qualquer situação de maus tratos ou falta de apoio aos seus utentes. Qualquer indício
de maus tratos, é providenciado um processo de inquérito.
21. A excelência e a qualidade dos serviços prestados por esta instituição são da inteira confiança
da Direção do CBESQ. A prova é que a mãe da presidente já é residente em ERPI há largos
anos, antes mesmo da presidente ocupar o cargo. Também, 2 familiares de membros dos
órgãos sociais, são nossos utentes, todos merecendo o mesmo tratamento dos demais. Situação
infelizmente comprovada com a testagem positiva à COVID-19 ao pai da vice-presidente.
22. Essa confiança também é patente nas mensagens que têm chegado a esta Direção por parte de
muitos familiares de utentes. Palavras de agradecimento, de apoio, de colaboração e de grande
compreensão pelas medidas que temos sido obrigados a tomar ao longo deste período.
23. É falso que exista por parte da direção qualquer tipo de assédio moral ou pressão exercida aos
funcionários, conforme se verifica pelo número de efetivos e o baixo número de demissões.
24. Também é falso que a direção tenha retirado material de proteção individual para si e que não
tenha distribuído pelos funcionários.
25. Atento o supra exposto, a direção do CBESQ repudia veementemente todas as declarações
prestadas pelo Sr. António Santos, vendo-se forçada a recorrer aos mecanismos legais ao seu
dispor de forma a que seja reposta a verdade.
26. A Direção lamenta este tipo de incriminações numa altura tão difícil e crítica, e é com tristeza que
vê exposto o bom nome desta Instituição na praça pública com falsas acusações.
27. A Direção do CBESQ continuará a promover o bem-estar e direitos dos seus utentes cumprindo
todas as recomendações e orientações das Entidades Oficiais (Saúde e Segurança Social).
28. As rotinas de higiene pessoal são feitas diariamente a todos os utentes sem exceção, bem como
a higienização de todos os espaços.
29. Dispomos de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequados que têm sido sempre
utilizados em função de cada momento. A Direção aproveita para agradecer, publicamente, a várias entidades oficiais, nomeadamente, a Segurança Social, Câmara Municipal de Sintra e Junta de Freguesia de Queluz e Belas e também a alguns particulares, a doação de diverso material de apoio que nos tem sido oferecido, desde a primeira hora.
30. Aquando do conhecimento dos primeiros casos positivos na Instituição, a presidente solicitou o
apoio da equipa da proteção civil da Câmara Municipal de Sintra, para proceder à desinfeção a
todos os espaços do Complexo de Apoio ao Idoso e à Família, a qual se realizou hoje, dia 30 de
maio.
A atual Direção tem dedicado o seu melhor saber e empenho em prol da instituição de uma forma
voluntária. Todos as receitas da instituição são utilizadas para promover o bem-estar dos seus utentes e colaboradores.
Sabemos da preocupação das famílias que é também a nossa. Trabalharemos, como sempre
trabalhámos, em prol do bem-estar de todos, com muita dedicação, carinho e profissionalismo.
Contamos com a vossa melhor compreensão e apoio.
Vamos todos ficar bem!
Queluz, 30 de maio de 2020
Fernanda Braz