EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR constitui uma resposta social, vocacionada para o apoio à família e à criança, destinada a acolher crianças dos 3 anos de idade até à idade de ingresso no ensino básico, durante o período correspondente ao impedimento dos pais ou de quem exerça a responsabilidade parental.

Objetivos

a) Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança e proporcionar-lhe condições de bem-estar e segurança;

b) Facilitar a conciliação da vida familiar e profissional do agregado familiar;

c) Colaborar com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo educativo;

d) Assegurar um atendimento individual e personalizado em função das necessidades específicas de cada criança;

e) Prevenir e despistar precocemente qualquer inadaptação, deficiência ou situação de risco, assegurando o encaminhamento mais adequado;

f) Proporcionar condições para o desenvolvimento integral da criança, num ambiente de segurança física e afetiva;

g) Incutir hábitos de higiene e de defesa da saúde;

h) Promover a articulação com outros serviços existentes na comunidade;

i) Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;

j) Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso da aprendizagem bem como desenvolver a expressão e a comunicação através de linguagens múltiplas como meios de relação, de informação, de sensibilização estética e de compreensão do mundo;

k) Promover a articulação com outros serviços existentes na comunidade.

Organização das Salas

a) Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança e proporcionar-lhe condições de bem-estar e segurança;

b) Facilitar a conciliação da vida familiar e profissional do agregado familiar;

c) Colaborar com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo educativo;

d) Assegurar um atendimento individual e personalizado em função das necessidades específicas de cada criança;

e) Prevenir e despistar precocemente qualquer inadaptação, deficiência ou situação de risco, assegurando o encaminhamento mais adequado;

f) Proporcionar condições para o desenvolvimento integral da criança, num ambiente de segurança física e afetiva;

g) Incutir hábitos de higiene e de defesa da saúde;

h) Promover a articulação com outros serviços existentes na comunidade.

i) Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;

j) Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso da aprendizagem bem como desenvolver a expressão e a comunicação através de linguagens múltiplas como meios de relação, de informação, de sensibilização estética e de compreensão do mundo;

k) Promover a articulação com outros serviços existentes na comunidade.

A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR integra quatro salas no Equipamento Sol Dourado e duas salas no Equipamento Céu Azul.

Equipamento Sol DouradoUtentesIdadesEducadoras de InfânciaAjudantes de Ação Educativa
Sala Amarela253-4-5 anos12
Sala Lilás253-4-5 anos12
Sala Verde253-4-5 anos12
Sala Violeta253-4-5 anos12
Total100 48
Equipamento Céu Azul

Utentes

IdadesEducadoras de InfânciaAjudantes de Ação Educativa
Sala Vermelha223-4-5 anos12
Sala Laranja223-4-5 anos12
Total44 24

Organização do Tempo

HorárioLocalPessoal Envolvido
07.30h – 10.00hAcolhimento (sala)

Educadoras de Infância

Ajudantes de Ação Educativa

10.00h – 11.00hAtividades (sala/ espaço exterior)
11.00hh – 12.00hhAlmoço
12.00h – 15.00hTempo de repouso
15.00h – 16.00hLanche
16.00h – 19.30hAtividades (sala/ espaço exterior)

Serviços Prestados

A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR presta um conjunto serviços, adequados à satisfação das necessidades da criança e orientados pelo atendimento individualizado, de acordo com as suas capacidades e competências, designadamente:

  1. Nutrição e alimentação adequada, qualitativa e quantitativamente à idade da criança, sem prejuízo de dietas especiais em caso de prescrição médica.
  2. Cuidados de higiene pessoal.
  3. Atividades pedagógicas, lúdicas e de motricidade, em função da idade e necessidades específicas da criança;
  4. Disponibilização de informação à família, sobre o funcionamento da EDUCAÇÂO PRÉ-ESCOLAR e desenvolvimento da criança.

Atividades Curriculares

Anualmente é elaborado pela equipa pedagógica o Plano de Atividades da EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR, o qual constitui elemento orientador e organizador da prática pedagógica e é concretizado através de Projetos Pedagógicos de sala destinados a cada grupo de crianças.

 

O Plano Anual de Atividades e o Projeto Pedagógico de sala garantem aos pais/encarregados de educação o conhecimento global da dinâmica em perspetiva na EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR.

Atividades Extracurriculares

Além das atividades curriculares existem outras atividades com o objetivo de promover um conjunto ainda mais alargado de competências na infância.

  • Expressão musical
  • Educação física
  • Atividades de animação e lazer: Atividades de estimulo e exploração de temas e dias comemorativos ligados à infância, ao ambiente e de âmbito cultural.
  • Saídas e passeios ao exterior: Atividades de promoção da interação e integração na comunidade envolvente.
  • Atividades Intergeracionais: Atividades conjuntas programadas entre o Complexo de Apoio à Infância e o Complexo de Apoio ao Idoso e à Família entre as crianças e os idosos com o objetivo de: estimular relações entre as gerações; promover a comunicação, a interação e o diálogo entre o grupo; incentivar a participação ativa e promover momentos de lazer e bem-estar.
 
 

Livro da Educação Pré-Escolar: Faça download do PDF com todas as informações sobre a nossa Educação-Pré-Escolar aqui