A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR constitui uma resposta social, vocacionada para o apoio à família e à criança, destinada a acolher crianças dos 3 anos de idade até à idade de ingresso no ensino básico, durante o período correspondente ao impedimento dos pais ou de quem exerça a responsabilidade parental.
a) Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança e proporcionar-lhe condições de bem-estar e segurança;
b) Facilitar a conciliação da vida familiar e profissional do agregado familiar;
c) Colaborar com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo educativo;
d) Assegurar um atendimento individual e personalizado em função das necessidades específicas de cada criança;
e) Prevenir e despistar precocemente qualquer inadaptação, deficiência ou situação de risco, assegurando o encaminhamento mais adequado;
f) Proporcionar condições para o desenvolvimento integral da criança, num ambiente de segurança física e afetiva;
g) Incutir hábitos de higiene e de defesa da saúde;
h) Promover a articulação com outros serviços existentes na comunidade;
i) Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;
j) Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso da aprendizagem bem como desenvolver a expressão e a comunicação através de linguagens múltiplas como meios de relação, de informação, de sensibilização estética e de compreensão do mundo;
k) Promover a articulação com outros serviços existentes na comunidade.
a) Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança e proporcionar-lhe condições de bem-estar e segurança;
b) Facilitar a conciliação da vida familiar e profissional do agregado familiar;
c) Colaborar com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo educativo;
d) Assegurar um atendimento individual e personalizado em função das necessidades específicas de cada criança;
e) Prevenir e despistar precocemente qualquer inadaptação, deficiência ou situação de risco, assegurando o encaminhamento mais adequado;
f) Proporcionar condições para o desenvolvimento integral da criança, num ambiente de segurança física e afetiva;
g) Incutir hábitos de higiene e de defesa da saúde;
h) Promover a articulação com outros serviços existentes na comunidade.
i) Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;
j) Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso da aprendizagem bem como desenvolver a expressão e a comunicação através de linguagens múltiplas como meios de relação, de informação, de sensibilização estética e de compreensão do mundo;
k) Promover a articulação com outros serviços existentes na comunidade.
A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR integra quatro salas no Equipamento Sol Dourado e duas salas no Equipamento Céu Azul.
Equipamento Sol Dourado | Utentes | Idades | Educadoras de Infância | Ajudantes de Ação Educativa |
---|---|---|---|---|
Sala Amarela | 25 | 3-4-5 anos | 1 | 2 |
Sala Lilás | 25 | 3-4-5 anos | 1 | 2 |
Sala Verde | 25 | 3-4-5 anos | 1 | 2 |
Sala Violeta | 25 | 3-4-5 anos | 1 | 2 |
Total | 100 | 4 | 8 | |
Equipamento Céu Azul | Utentes | Idades | Educadoras de Infância | Ajudantes de Ação Educativa |
Sala Vermelha | 22 | 3-4-5 anos | 1 | 2 |
Sala Laranja | 22 | 3-4-5 anos | 1 | 2 |
Total | 44 | 2 | 4 |
Horário | Local | Pessoal Envolvido |
---|---|---|
07.30h – 10.00h | Acolhimento (sala) | Educadoras de Infância Ajudantes de Ação Educativa |
10.00h – 11.00h | Atividades (sala/ espaço exterior) | |
11.00hh – 12.00hh | Almoço | |
12.00h – 15.00h | Tempo de repouso | |
15.00h – 16.00h | Lanche | |
16.00h – 19.30h | Atividades (sala/ espaço exterior) |
A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR presta um conjunto serviços, adequados à satisfação das necessidades da criança e orientados pelo atendimento individualizado, de acordo com as suas capacidades e competências, designadamente:
Anualmente é elaborado pela equipa pedagógica o Plano de Atividades da EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR, o qual constitui elemento orientador e organizador da prática pedagógica e é concretizado através de Projetos Pedagógicos de sala destinados a cada grupo de crianças.
O Plano Anual de Atividades e o Projeto Pedagógico de sala garantem aos pais/encarregados de educação o conhecimento global da dinâmica em perspetiva na EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR.
Além das atividades curriculares existem outras atividades com o objetivo de promover um conjunto ainda mais alargado de competências na infância.
Livro da Educação Pré-Escolar: Faça download do PDF com todas as informações sobre a nossa Educação-Pré-Escolar aqui
Morada Sede:
Rua Paulo Reis Gil, n.º 48, 2745 -195 Queluz
Email:
geral@cbesq.pt
Telefones: