POLÍTICAS

Política Geral

A política geral definida pelo Centro de Bem-Estar Social de Queluz decorre da Visão, Missão, Objetivos e Valores intrínsecos a toda a organização e a todas as atividades que desenvolvemos pretendendo posicionar-se de forma distintiva na capacitação dos seus clientes e na qualificação dos serviços que presta.

A Política do CBESQ visa a sua atuação de forma eficaz e eficiente, transparente e responsável em todas as áreas de intervenção e nas matérias relacionadas com os seus stakeholders e a comunidade em geral tendo em vista a inclusão social a promoção dos direitos, a Igualdade de Oportunidades e o Respeito pelas normativas éticas.

Política de Parcerias

  • Promover e avaliar a satisfação das Entidades Parceiras;
  • Desenvolver as atividades de Parceria de acordo com as Regras estabelecidas nos Acordos/Protocolos/Contratos;
  • Respeitar o compromisso assumido pelos nossos Parceiros quanto à sua missão;
  • Acolher os nossos Parceiros de modo a manter a cadeia de motivação das Parcerias, assegurando a sua continuidade e a abrangência dos serviços;
  • Proceder à avaliação das ações de Parceria;
  • Garantir a excelência nas relações de Parceria;
  • Participar no desenvolvimento social e económico da comunidade local;
  • Pautar, por princípios éticos de transparência, honestidade e integridade, as relações com as autoridades competentes e as restantes partes interessadas;
  • Descrever as parcerias Institucionais e setoriais em que o CBESQ está envolvido.

Política de Qualidade

O CBESQ assume o compromisso de prestar serviços que obedeçam a elevados padrões de qualidade, envolvendo os colaboradores, clientes e outros parceiros numa ótica de melhoria contínua. Para tal, é valorizada a inovação, a mudança, a auscultação da opinião de todos.

  • Auscultação aos Trabalhadores
  • Auscultação aos Utentes / Familiares
  • Auscultação aos Stakeholders

Política de Sustentabilidade

  • Promover eficiência energética, e práticas de utilização racional da energia, como principais opções compatíveis com o uso sustentável dos recursos;
  • Garantir a otimização de recursos de forma a assegurar a sustentabilidade, a médio e a longo prazo;
  • Promover iniciativas e atividades consistentes com a responsabilidade ambiental, estimulando a inovação e a melhoria contínua de produtos, serviços e do desempenho organizacional;
  • Assentar a sua boa governação na melhoria contínua como perspetiva de desenvolvimento e fundamentada na investigação e inovação;

Política de Comunicação & Marketing

  • Desenvolver uma Estratégia de Marketing – em Parcerias – com empresas, de forma a garantir sustentabilidade financeira; (projeto)
  • Assegurar a divulgação da imagem da Instituição e das suas atividades a todas as partes interessadas, utilizando por exemplo os meios de comunicação social;
  • Adotar as recomendações e orientações da legislação, garantindo os direitos de imagem e de direitos de autor;
  • Assegurar que a sua Política de Comunicação e a disseminação de toda a informação, de carácter relevante, sejam efetuadas de forma não discriminatória para os diferentes intervenientes;
  • Assegurar a comunicação interna e externa com clareza e atualidade;
  • Assegurar a realização de eventos no exterior envolvendo todas as partes interessadas, promovendo uma Sociedade Inclusiva.

Política Ambiental

  • Contribuir ativamente para a preservação do meio ambiente, cumprindo a legislação em vigor e desenvolvendo estratégias para o aperfeiçoamento das práticas de trabalho que minimizem os impactos ambientais;
  • Privilegiar as atitudes e medidas preventivas que possam controlar eventuais impactos ambientais resultantes, direta ou indiretamente, das atividades e serviços realizados;
  • Promover, desenvolver e utilizar processos, práticas, materiais ou produtos que evitem, reduzam ou controlem a poluição;
  • Otimizar a gestão dos resíduos gerados no desenvolvimento das atividades, designadamente através do desenvolvimento continuado de uma política de redução, reutilização e reciclagem dos mesmos;
  • Disseminar a política ambiental e as práticas desenvolvidas pelos Colaboradores, Clientes e Parceiros;
  • Desenvolver os procedimentos de avaliação do desempenho ambiental e dos impactos ambientais da realização da atividade.