Na sequência do episódio relatado no comunicado n.º 34/2020, de 7 de setembro, foram realizados 111 testes à COVID-19 aos 61 residentes em ERPI e aos 50 funcionários e outros colaboradores do CAIF, dos quais quatro residentes e uma funcionária testaram positivo. A funcionária e um dos utentes já se encontram curados. Os outros três utentes, após segundo teste de cura, ainda se encontram positivos.
Não obstante estarmos todos a cumprir as orientações da DGS, presentemente estamos a braços com o aparecimento de novos casos positivos no seio da Instituição (uma enfermeira e duas funcionárias, bem como seis utentes que, no seguimento do envio ao hospital por apresentarem algumas sintomatologias, também testaram positivo). Nesta data temos também a lamentar o óbito de três utentes.
Todos os casos que têm surgido são imediatamente comunicados pelo Dr. António Branco, médico da Instituição, às Autoridades de Saúde, que até agora nada decidiram fazer.
Apenas hoje e após alguma insistência da nossa parte, foi-nos comunicado que todos os utentes e funcionários negativos vão testar novamente, o mais rapidamente possível.
Ficamos a aguardar a informação sobre a data da realização dos testes bem como os resultados que comunicaremos logo que estejamos na posse dos mesmos.
Queluz, 12 de outubro de 2020
Fernanda Braz
Presidente