Comunicado n.º 38 | Visitas em Sala Retomadas

Data

Comunicado n.º 38/2020

Infeção pelo novo Coronavírus (COVID-19)

No cumprimento das orientações emanadas da Direção Geral da Saúde, em 13 de março, ficaram suspensas as visitas às Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI), tendo sido retomadas no passado dia 18 de maio de 2020. Contudo, poucos dias depois fomos forçados a suspendê-las de novo devido ao surto que assolou esta Instituição.
Todavia, proporcionámos, sempre que as condições climatéricas o permitiam, as visitas presenciais no exterior, “rampa” ainda que com menos conforto para todos.
Decorrido o tempo necessário de prevenção sobre a cura do último caso COVID-19 registado na Instituição, queremos deixar aqui uma palavra de tranquilidade para todos, assegurando que, até à presente data, não são conhecidos casos suspeitos ou confirmados da COVID-19 em qualquer dos nossos utentes ou colaboradores.
O Plano da Saúde para o Outono-Inverno 2020-2021 consagrou a proteção das populações mais vulneráveis como um dos seus principais objetivos.
No âmbito do acompanhamento próximo das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI), está a decorrer o programa de intervenção preventiva de realização de testes à COVID-19, aos seus profissionais com os objetivos de implementação de estratégias comunitárias de mitigação e da contenção da doença nos utentes residentes.
Em conformidade serão testados, mensalmente, todos os trabalhadores e outros Colaboradores do CAIF, divididos em 4 grupos, a fim de garantir que cada grupo será testado semanalmente, até março/2021.
Até agora já foram testados cerca de 50% dos trabalhadores, todos com resultado negativo.
A Pandemia COVID-19 tem vindo a impor um conjunto de medidas de carácter extraordinário nas Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI), designadamente medidas de prevenção e controlo de infeção, procedimentos e normas que esta Instituição tem sempre cumprido e que têm vindo a ser avaliadas pelas equipas técnicas multidisciplinares de acompanhamento (Saúde, Segurança Social e Proteção Civil).

Não obstante estarmos em pleno estado de emergência, as novas orientações da DGS e do Conselho de Ministros, permitem e aconselham a realização de visitas aos utentes em ERPI, com observância das regras definidas pela DGS.

Tendo em conta que esta Instituição cumpre todas as condições que nos são impostas, informamos, com muito agrado, que vamos retomar as visitas presenciais em sala, a partir do próximo dia 1 de dezembro de 2020, de acordo com os seguintes procedimentos.

Procedimentos a ter com a realização das visitas:

  • As visitas presenciais são realizadas na sala de Atendimento do Público, localizada na ala dos Serviços Administrativos e, também, sempre que as condições meteorológicas o permitam e se assim o desejem, podem ser realizadas na zona exterior contígua à sala;
  • Caso o utente se encontre acamado pode ser visitado no respetivo quarto, ficando garantido o cumprimento das regras definidas pela Direção Geral da Saúde;
  • Será assegurado o distanciamento físico entre os participantes na visita, mantendo, pelo menos, 2 metros entre o visitante e o utente, sendo identificado, visivelmente, as distâncias.
  • A instituição vai disponibilizar aos visitantes produtos para higienização das mãos, antes e após o período de visitas.
  • A entrada faz-se pelo portão habitual (visitas CAIF);
  • O utente será acompanhado por uma funcionária até à sala das visitas;
  • O horário das visitas mantém-se entre 16:30h e as 18:00h;
  • O agendamento da visita (dia, hora (início e fim, nome do visitante e contacto) deve ser feito com a Responsável de Turno do CAIF através do contacto 962024719.
  • Por forma a proporcionarmos visitas a um maior número de utentes, solicitamos que o tempo da visita não seja muito alargado. Sugerimos que não ultrapasse 20 minutos por utente para permitir a higienização do espaço entre visitas.

Aspetos relacionados com os visitantes:

  • As visitas devem ser realizadas com hora previamente marcada e com tempo limitado (não devendo exceder o tempo marcado).
  • As visitas devem respeitar um número máximo por dia e por utente, sendo, de um visitante por utente, uma vez por semana.
  • Os visitantes devem permanecer no espaço identificado para as visitas, devendo respeitar o distanciamento físico face aos utentes e a etiqueta respiratória e a higienização das mãos;
  • Os visitantes não podem entrar nas instalações sem máscara cirúrgica, e deverão mantê-la durante todo o período de permanência na Instituição;
  • Os visitantes não devem ser portadores de objetos pessoais, géneros alimentares ou outros produtos, destinados aos utentes;
  • Os visitantes não devem circular pelo interior da Instituição nem utilizar as instalações sanitárias;
  • Os visitantes que testem positivo a COVID-19 devem informar a autoridade de saúde local, caso tenham visitado a Instituição até 48 horas antes do início dos sintomas.
  • As pessoas com sinais ou sintomas sugestivos de COVID-19 ou com contacto com um caso suspeito ou confirmado de COVID-19 nos últimos 14 dias, não devem realizar ou receber visitas.
  • Em todas as circunstâncias serão sempre respeitadas todas as orientações emanadas da Direção-Geral da Saúde, designadamente, o distanciamento social entre utentes e familiares.

Mediante situação epidemiológica específica (local ou da instituição), pode ser determinado, em articulação com a autoridade de saúde local, a suspensão de visitas presenciais por tempo limitado.
Importa referir que continuam garantidos os meios para que os utentes possam comunicar com os familiares e amigos através de videochamada ou telefone.
Agradecemos a vossa melhor compreensão e colaboração no respeito pelas recomendações referidas, pois são necessárias e prementes para a proteção de todos, principalmente dos nossos utentes que são vulneráveis e que precisam de cuidados permanentes de terceiros.

A TODOS UM GRANDE BEM-HAJA!

Queluz, 30 de novembro de 2020

Fernanda Braz
Presidente

Mais Notícias